Relatório filme Manhattan

Dia 22 de outubro, no auditório do bloco Y do Campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia, foi realizada a segunda apresentação do projeto cinemAUÊ. Contamos com a participação de 33 pessoas entre alunos da faculdade e professores, que assistiram à apresentação do filme Manhattan, de Woody Allen, seguida dos comentários do professor Dr. Arquimedes Ciloni. O professor nos passou um pouco de seus conhecimentos cinéfilos, além de contar sobre sua experiência em Manhattan, suas percepções desta cidade, de seus lugares e suas pessoas. Por algumas horas pudemos ser transladados para Manhattan, sentindo como essa metrópole está impregnada no cotidiano de seus habitantes.

Após os comentários, os participantes responderam a um questionário, para que pudéssemos ter uma resposta da apresentação da noite. O resultado foi positivo, as pessoas consideraram a apresentação excelente. Além disso, foi solicitado dos presentes sugestões de filmes para as próximas exibições: duas sugestões para o filme Persépolis, duas para o filme Na Mira do Chefe e cinco para o filme Caros Amigos. As demais sugestões receberam apenas uma sugestão: Besouro, Alphaville, Playtime, Roma: cidade aberta, O Libertino, Chá com Mussolini, Um Trem para as Estrelas, Ensaio da Orquestra, O Diabo Veste Prada, K-19: o Fazedor de Viúvas.

Sinopse

O filme de Woody Allen foi todo rodado em preto e branco. Ele é uma grande declaração de amor do cineasta à cidade mais badalada do mundo, além de uma obra prima sobre a vida cotidiana das pessoas. Manhattan mostra um cuidado do diretor com a fotografia, direção, roteiro, interpretação e trilha sonora. Uma característica forte desse filme é a simplicidade das situações, o que nos leva a pensar que elas poderiam acontecer a qualquer um de nós. Não há dúvidas, no entanto, que a cidade tem grande reflexo em todos os acontecimentos, não servindo apenas como pano de fundo para este.

O personagem interpretado por Woody Allen, Isaac, é um estereótipo de um homem de meia-idade, neurótico, nervoso, agitado, em conflito constante. Este personagem foi tão significativo que, recentemente, ele foi homenageado no filme Formiguinhas, servindo de inspiração para o personagem Z, o qual foi dublado por Woody Allen.

O filme Manhattan gira em torno da vida de Isaac, que mantém um caso com uma adolescente de 17 anos, interpretada por Mariel Hemingway, até que conhece a personagem interpretada por Diane Keaton, a qual mantinha um relacionamento com seu amigo casado, interpretado por Michael Murphy. Enquanto o conflito de Isaac se desenrola, o personagem vive sob a ameaça da publicação de um livro escrito por sua ex-esposa, lésbica, contando detalhes da vida íntima do casal.

O medo de ter sua vida aberta às pessoas, o dilema de escolher entre uma jovem bonita e apaixonada e a mulher insegura, neurótica e chata: este é o tom do filme. Porém tratado com leveza, humor e com a bela Manhattan em cada cena.

Mas poderiam perguntar em que ele se relaciona com a arquitetura ou a engenharia. A cidade abriga as diversidades e ela influencia as ações, as discussões dos personagens. O filme e os acontecimentos nele retratados são pano de fundo para um passeio por Manhattan, uma agradável desculpa para conhecer essa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe aqui sua opinião sobre nossa programação ou sugestões para novas exibições.